Uma pesquisa recente realizada pelo Gamasutra a 141 Youtubers norte-americanos está dando muito o que falar.
De acordo com os resultados do questionário anônimo, um bom número dessesYoutubers recebem dinheiro de editoras de jogos para falarem sobre seus títulos. Um exemplo, não comprovado, poderia ser de que a Ubisoft propôs a uma dessescyber-celebridades que falassem sobre Watch_Dogs e chegou a um acordo econômico com ele.
A pesquisa constatou que, dos canais com menos de 5.000 assinantes, apenas 2% receberam dinheiro de um editor alguma vez, demonstrando que o número de popularidade de um YouTuber aumenta o número de propostas recebidas .
Vários dos questionados queriam dar uma opinião mais personalizada sobre a ética que põe em risco essa prática. 40% dos Youtubers com mais de 5.000 assinantes, disseram que acham a ideia de que editores e desenvolvedores paguem por uma determinada cobertura em vídeo é aceitável. Alguns defendem que isso deve ser público e transparente.
"Nós, os criadores de vídeos,vivemos tempos difíceis", disse um dos entrevistados de forma anônima.
"Espera-se que o nosso trabalho esteja livre de direitos autorais dos que não querem monetizar, ninguém gosta de anúncios, ninguém gosta de conteúdo pago, mas nós investimos nosso tempo livre em cobrir os jogos que nós amamos. Basicamente eu quero dizer que um YouTuber que pede dinheiro pela entrega de conteúdo de qualidade não é uma coisa ruim, é uma compensação".
Outro participante acrescentou: "Se você precisa de dinheiro e receber uma oferta para fazer propaganda de um bom jogo, eu acho que vale a pena Agora, se o desenvolvedor não pode dar ao luxo de pagar aos usuários do YouTube para promover seus jogos, não deve fazê-lo".
FONTE: Gamevicio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário