Social Icons

domingo, 29 de junho de 2014

E não é que encontraram um disquete do Mario 64DD?



Assista ao vídeo acima. Ele se parece muito com aquele “Super Mario 64″ em cartucho que você conhece, não? Pois bem, trata-se de um protótipo de “Super Mario 64″ para o Disk Drive, uma expansão para o Nintendo 64 que só saiu no Japão.

Muito se especulava sobre os jogos que iriam sair para ele, na época, e o mais anunciado sempre era o Mario 64DD. O periférico saiu e o jogo nunca viu a luz do dia. Até que, ano passado, algum maluco conseguiu uma cópia do não lançado Mario 64DD. E fez um vídeo do jogo rodando.

A verdade é que apesar de ser muito bacana ver que isso realmente existiu, é perfeitamente possível entender o porquê desse jogo nunca ter saído: é a mesma versão de cartucho mas com loading maior. Não tinha realmente um motivo para colocar isso no mercado, e foi isso que a Nintendo fez.

O maior problema do próprio Disk Drive do N64 é que ele demorou demais para sair. A Nintendo, que já não era mais líder de mercado como fora nas gerações anteriores, anunciou o periférico como um lançamento simultâneo ao do console N64, mas adiou demais a chegada da expansão ao mercado. A minha opinião (sincera) era de que ele era adiado porque era uma porcaria, mas vamos nos ater aos fatos: ele foi lançado, em 01/12/1999 (numa época em que já existia Dreamcast), teve apenas 9 “jogos” disponíveis (entre aspas, pois alguns eram aplicativos) e, claro, só foi lançado no Japão.
Uma foto do disco do Mario 64.
Uma foto do disco do Mario 64.

Eu não tenho como atestar a veracidade do vídeo desse “Super Mario 64 Disk Edition” e, claro, ninguém na internet parece acreditar 100% nele, por enquanto. Mas que é muito bacana de se ver a possibilidade da existência real de um protótipo desse ‘em vida’ é. Ô se é. =)

Histórico de expansões para hardware

Apesar da proposta do Disk Drive do N64 ser louvável (a ideia era oferecer jogos que exigiam grande armazenamento de memória, como RPGs longos com cutcenes nesses disquetes), a Nintendo (e também boa parte das fabricantes de consoles dos anos 90) tem um histórico de expansões, algumas bacanas, outras estranhas em seus consoles.

No Famicom tivemos o (fantástico) Famicom Disk, que era um “drive de disquete” para o Famicom. Nunca lançado nos EUA, esse periférico era bem raro de se encontrar, exceto importado. O Famicom Disk tem uma quantidade boa de jogos bons que não foram lançados em cartuchos, então não é um acessório inútil. Além disso, existe o Sharp Twin Famicom, um Famicom com Disk System embutido e com o som ligeiramente pior.


Famicom Disk System ao lado do Nintendo 64DD.





O Famicom Disk System, um periférico muito bacana que só saiu no Japão. E ao lado o Nintendo 64DD.

Aí temos o Super Nintendo e seu CD-ROM, que todos nós estamos carecas de saber no que deu: a Sony se cansou das idas e vindas da parceria com a Nintendo e lançou o CD-ROM como um console sozinho, um tal de Playstation. O resto, como sabemos, é história.

Isso porque eu não citei as expansões bizonhas que temos para o portátil Gameboy, como impressora, câmera, rádio FM, Pedisedate (não queiram saber o que é, mas se a curiosidade for muito grande, clique aqui) ou máquina de costura. Sim, uma máquina de costura. Duvida? Veja isso aqui em baixo:
Sim, uma máquina de costura para o Gameboy...

Sim, uma máquina de costura para o Gameboy…

FONTE: Gamehall.

Nenhum comentário:

Postar um comentário