A qualidade gráfica sempre foi o aspecto mais importante entre os jogos eletrônicos, um tema que muitas vezes assombra os jogadores.
Os entusiastas estão sempre preocupados de como seu computador ou console irá responder com "aquele" novo jogo da próxima geração, qual é a resolução mais adequada para apreciar visualmente, e ainda quantos fps são necessários para ter uma experiência de jogo satisfatória.
Muitos pensam que um mínimo de 30 fps é necessário para se jogar"respeitavelmente" e, em relação a resolução: "quanto mais, melhor".
Este assunto em torno da resolução tem deixado muitos descontente quandorelacionado aos novos consoles, particularmente o Xbox One, que não é capaz de rodar corretamente vários jogos em 1080p da nova geração.
Esta questão tem levado a grandes debates, discussões e publicações. Mas é realmente importante jogar sempre em 1080p ou 720p apenas para ter uma experiência agradável?
A questão pode ser irrelevante para muitos jogadores que já têm sua ideia formada sobre isso. No entanto, alguém fez essa pergunta diretamente para as pessoas mais experientes no assunto: os desenvolvedores de jogos.
Cort Stratton
Cort Stratton, programador sênior, membro da equipe ICE, um dos grupos de tecnologia da Sony Wide Studios. compartilhou seus pensamentos e preferências pessoais sobre o assunto.
Segundo Stratton, resolução e taxa de quadros estão intimamente relacionados, mas uma resolução maior e mais fps nem sempre significa uma melhor experiência de jogo.
"Minha preferência pessoal é jogar pelo menos a 720p e 30 fps. Qualquer coisa abaixo desse nível é marcadamente desagradável".
A pergunta:
Qual é melhor, uma resolução maior ou mais taxa de quadros?
Stratton disse que prefere uma resolução maior, em vez de mais fps, já que os jogos que correm acima de 30 fps não mostram uma diferença perceptível visualmente.
Ele explica que quando um jogo é desenvolvido para ser executado em 60 fps, os desenvolvedores têm um tempo muito pequeno entre os quadros para renderizar partículas e efeitos visuais.
Quando se baixa os fps de 60 para 30, o espaço de tempo entre quadros aumenta 16 milissegundos, o que permite aos desenvolvedores melhorar a nitidez das partículas e efeitos visuais, fazendo com que os ambientes no jogo fiquem bem mais atrativos, com mais detalhes e mais complexidade.
Assim, de acordo com Stratton, em muitos casos, os desenvolvedores deixam a taxa de quadros a 60 fps para trabalharem a 30 fps e assim não terão que realizar cortes na qualidade visual.
Barry Sandrew
Barry Sandrew, fundador, diretor de tecnologia e diretor de criação da renomada empresa de efeitos visuais Legend3D, também compartilhou sua opinião sobre o assunto.
"Em uma comparação paralela, eu não acredito que o jogador médio pode apreciar uma notável diferença entre 720p e 1080p. Se você joga em resoluções maiores como 4K ou 8K, aí sim você vai ver uma diferença notável; no entanto, essa diferença apreciarás melhor se jogas próximo a tela e se o monitor é de pelo menos 55 polegadas".
FONTE: CHW.
segunda-feira, 9 de junho de 2014
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário