Um estudo realizado anualmente pela Entertainment Software Association, grupo localizado em Washington D.C que representa os interesses da indústria dos videogames, concluiu de modo surpreendente que 56% dos pais norte americanos acreditam que os jogos eletrônicos contribuem positivamente para a vida dos filhos. A pesquisa também afirma que os jogadores somam 181,3 milhões de estadunidenses, a idade média é de 31 anos, e dos que compram jogos é de 35 anos.
O modelo de pensamento dos pais norte americanos também serve para nós brasileiros refletirmos. Você tem filhos? Joga videogames apenas ou deixa os seus filhos jogarem independente da idade e apoia a causa? Está atento às classificações etárias ou prefere medir pessoalmente o que os seus filhos vão ou não vão jogar? Deixe o seu depoimento nos comentários.
Quem joga?
59% dos norte americanos jogam videogames;
181,3 milhões de norte americanos jogam videogames;
A idade média é de 31 anos;
51% dos norte americanos possuem consoles em casa, e a maioria possui dois;
52% dos jogadores estadunidenses são homens, 48% são mulheres;
Mulheres de 18 anos ou mais representam uma parcela maior da população gamer (36%) do que meninos de 18 anos ou mais novos (17%);
A média de tempo desde que começaram a jogar videogames é de 14 anos.
Quem compra?
A medida de idade dos que mais compram é de 35;
Entre os compradores, 50% são homens e 50% são mulheres;
44% dos jogadores dizem que o dinheiro melhor investido é nos videogames quando se comparado aos DVDs, música, ou ir ao cinema.
Jogando:
88% acreditam que a a faixa etária estimulada pelo sistema ESRB* são úteis ou muito úteis na hora de escolher os jogos para as crianças;
85% dos pais conhecem o sistema ESRB;
87% dos pais acreditam que o controle de conteúdo disponível nos consoles são úteis. Adicionalmente, os pais colocam limites em videogames mais do em qualquer outra forma de entretenimento. 83% são nos jogos eletrônicos, 80% na internet, 76% na TV, e 70% nos filmes;
Dos jogos avaliados pela ESRB em 2013, 46% foram avaliados E (Livre, em português), 19% eram E10+ (Livre, para maiores de 10 anos), 23% eram T (Adolescentes), e 12% eram M (Adultos);
91% dos pais das crianças que jogam videogames estão presentes quando o jogo é comprado ou alugado;
82% das crianças pedem permissão aos pais antes de comprar ou alugar um jogo;
95% declararam que prestam atenção no conteúdo dos jogos que seus filhos jogam;
56% dos pais dizem que os videogames são positivos como parte da vida das crianças.
Linhas Gerais:
A categoria "ação" foi o gênero mais vendido em 2013, com 31,9% dos jogos vendidos no ano passado. A categoria mais próxima disso foi "shooter" com 20%;
Para PC, os jogos de estratégia ficaram no topo, com 38,4% das vendas. Em seguida vem a categoria "casual" com 28,3%;
O jogo mais vendido para os consoles foi Grand Theft Auto V, seguido por Call of Duty: Ghosts;
No PC, StarCraft II: Heart of the Swarm foi best-seller, seguido por SimCity.
* Entertainment Software Rating Board (ESRB) é a organização que analisa, decide e coloca as classificações etárias indicativas para jogos eletrônicos comercializados na América do Norte, além de impor regras para publicidade e de privacidade online no mercado.
De modo geral, os jogadores gastaram $21,53 bilhões de dólares em todo o conteúdo relacionado a videogames em 2013.
FONTE: GameVicio.
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